quinta-feira, 11 de junho de 2009

Valentine's Day

Assista ao vídeo e depois leia o texto sobre a origem do Dia dos Namorados:

Aproveito para dedicar esta canção à minha esposa Patrícia!



">UNCHAINED MELODY


Você conhece a origem em inglês e no Brasil? Então leia...

No dia 14 de fevereiro, o mundo todo (ou pelo menos os países do hemisfério norte) celebram o Valentine's day, ou algo como o nosso dia dos namorados. O que muitos pouco sabem é que a data no Brasil (12 de junho) é extremamente comercial sem muita base histórica, o que faz com que esse feriado que está sem dúvida entre os mais tristes de todos para os solteiros, cause uma repudia e indignação ainda maior! A comemoração é bonita, mas querem um dia dos namorados legal? Então comemorem! Vá à casa de seu namorado ou namorada e comemore pra valer esse dia tão especial que se aproxima. Abaixo segue a história por trás desse dia.

Se interessou pelo assunto? Pois bem, o Dia dos Namorados começou a ser celebrado no século III, após a morte do sacerdote São Valentim. Na época, o imperador de Roma, Cláudio II (o culpado de tudo!), queria que os homens se alistassem como voluntários para a guerra, mas em função da família e dos filhos, o número de alistamento era muito baixo. Somente os solteiros se dispunham a morrer em combate. Observando isso, o imperador decretou uma lei que proibia os homens de se casarem, sob pena de morte para quem descumprisse a ordem.

Os jovens namorados ficaram revoltados com a determinação de Cláudio. Além deles, o sacerdote Valentim também não concordava com a imposição do imperador romano e resolveu celebrar os casamentos clandestinamente. As cerimônias eram realizadas em salas com pouca iluminação, para não chamar atenção dos guardas romanos. Numa determinada noite, os soldados surpreenderam o sacerdote durante a celebração de um casamento. Os noivos conseguiram escapar, mas Valentim foi preso e condenado a morte.

Durante os dias em que esteve aprisionado, vários apaixonados passavam pela janela da cela do sacerdote e jogavam flores e mensagens dizendo acreditar no poder do amor. Uma das jovens era filha do carcereiro e conseguia visitar Valentim. No dia de sua execução, o condenado agradeceu as conversas com a amiga através de uma carta, fazendo com que muitos acreditassem que ele havia se apaixonado pela moça. Essa mensagem teria iniciado a prática dos namorados trocarem mensagens de amor. A execução do sacerdote aconteceu no dia 14 de fevereiro do ano de 269, data em que passou a ser comemorado o Dia dos Namorados.

No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, às vésperas do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Mas a proximidade das datas é apenas coincidência. Na realidade, tudo começou em 1949, com uma campanha do publicitário João Dória, sob encomenda da extinta loja Clipper. Para melhorar as vendas de junho, mês considerado o mais fraco para o comércio, Dória instituiu a data com o slogan "Não é só de beijos que se prova o amor". Para felicidade dos comerciantes a moda 'pegou' e no ano seguinte passou a se comemorar o dia 12 de junho como sendo o Dia dos Namorados no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário